Como fazer posts de sucesso no Facebook

Você já deve saber que o Facebook é hoje a maior rede social do mundo. Isso quer dizer que posts são publicados frequentemente, já que tem tanta gente por lá. Para quem usa nos seus negócios, não adianta somente postar. Tem que existir um diferencial nas suas criações e saber fazer posts de sucesso no Facebook.

Recentemente criei um minicurso gratuito com três aulas sobre esse tema. Está lá no canal Rosana Martins Sonhos Sem Fim. Como é um assunto interessante resolvi então escrever sobre o mesmo.

Criar posts não é nada fácil. Se você tem uma página no Facebook deve entender o que estou dizendo. Pelo menos não é tão fácil para quem está começando a fazer.

Se você já tem um negócio e ainda não usa o Facebook para estar mais perto do seu público, aconselho usar a partir de hoje. Já são quase dois milhões de usuários ativos e provavelmente seu público alvo deve estar por lá.

A cada 60 segundos são postados 510.000 comentários, 293.000 atualizações de status e 136.000 fotos e vídeos.

Minha história na criação de postagens no Facebook não é nada legal, pois nos primeiros meses em que fiz minha fan page não tinha nenhuma ideia do que postar.

Hoje em dia já melhorei um pouco e tento melhorar a cada dia. E é isso que você deve fazer também.

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No início não sabemos bem do que as pessoas gostam, do que interessam a elas. As estratégias de marketing digital são definidas aos poucos até dar certo. É assim que se chega ao sucesso.

Veja também: Por que aplicar o marketing digital na sua empresa?

Vamos dividir esse assunto em três partes: na primeira veremos sobre o encontro do primeiro passo do consumidor com o da empresa/marca.

Na segunda parte veremos sobre o encontro do segundo passo do consumidor com o da marca. E na terceira parte sobre o encontro do terceiro passo do consumidor com o da marca.

E Rosana, que tanto passo é esse, não estou entendendo nada… rsrsrs

Vou explicar…

Os passos do consumidor e da empresa/marca

O consumidor é aquela pessoa que gosta de comprar, como eu e você, por exemplo. Uma característica marcante do consumidor hoje é pesquisar sobre o que ele quer comprar. E onde ele costuma pesquisar?

Isso mesmo, no nosso amiguinho Google. Já fez isso não fez? Eu já, várias vezes.

Explico mais sobre isso no artigo Inbound Marketing – Significado e como aplicar no seu negócio

Os três passos do comprador/consumidor são: DEscobrir, COnsiderar e COmprar (DECOCO). Criei até essa sigla para ajudar no aprendizado… rsrsrs

Os três passos da marca ou empresa são: Atrair, Engajar e COnverter (AECO). Criei também essa sigla para ajudar no aprendizado.

Como fazer posts de sucesso no Facebook – primeiro passo

O segredo de fazer postagens de sucesso no Facebook é justamente fazer com que o mundo da empresa e o do consumidor se encontre.

O primeiro passo do comprador é “descobrir” e deve se encontrar com o primeiro passo da marca que é “atrair”.

As pessoas estão nas redes sociais para falar com os amigos e interagir, ou seja, a divulgação de marcas/empresas não significa nada para elas no primeiro momento.

No começo foi difícil entender essa parte. Confesso para você que eu chegava a ficar com raiva das pessoas porque elas não curtiam, não comentavam e nem compartilhavam as minhas publicações. Sem noção não é? Rsrs…

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Depois entendi que o conteúdo tem que interessar a elas para que as mesmas reajam.

Como atrair através do meu post no facebook? 

Primeiro é escolher uma boa imagem para chamar a atenção dos usuários, ou seja, que faça com que eles parem de rolar a “timeline” para ver a sua postagem.

Depois é caprichar nas palavras, ou seja, no seu texto e no contexto.

O texto ideal deve ser o mais curto possível, lembrando que o que importa mesmo é a sua capacidade de se comunicar com o seu público.

Insira uma pergunta no início ou no final dos textos para aumentar a taxa de cliques na publicação. Coloque a URL de destino encurtada e termine com uma chamada para ação (Call To Action) para estimular o engajamento.

Emotions também atrai bastante e deixam um charme a mais nos seus textos. Pesquisas foram realizadas e mostrou-se que publicações com emotions apresentaram 33% a mais de comentários e 57% a mais de curtidas.

Faça publicações que façam as pessoas descobrirem algo. Lembra que o primeiro passo a dar é descobrir? Isso é atrair o interesse delas!

Exemplos: Conte novidades sobre o seu nicho de mercado ou também você pode ensiná-las a fazer alguma coisa. Lembrando que o conteúdo deve agregar valor para elas.

Quero compartilhar com você o vídeo da primeira aula do minicurso “Como fazer posts de sucesso no Facebook”. Espero que goste!  😉 

Como fazer posts de sucesso no Facebook – segundo passo

O segundo passo do comprador é “considerar” e deve se encontrar com o segundo passo da marca que é “engajar”.

A dica aqui é produzir conteúdo de qualidade e interessante. Lembre-se que eles devem sentir vontade de interagir (comentar, curtir e compartilhar). Dessa forma o alcance dos seus posts aumentará.

E quanto mais gente ver suas publicações, maiores serão as chances de conversão.

Exemplos de conteúdos com maiores engajamentos 

No ano de 2016 os tipos de conteúdos que geraram mais engajamento foram:

1 Citações – Campeão dos compartilhamentos, pode ter caráter engraçado, motivacional, didático, etc. Recomenda-se usar citações relacionados  ao seu tema e área.

2 Perguntas – Geralmente as pessoas gostam de responder à perguntas. Interrogações tem grande chance de atrair. Você pode criar enquetes na sua página do Facebook para saber a opinião dos seus fãs sobre o conteúdo que está sendo postado.

Nesse vídeo ensino a criar enquetes para a sua Fan Page. Dá uma olhada!  🙂 

3 Dicas – A dica aqui é saber quais dúvidas seu público tem e dar dicas de graça para facilitar a vida delas.

4 Preencher imagem sem legenda – Dessa forma as pessoas podem publicar sua criatividade e chamar a atenção dos participantes.

5 Completar uma frase – Aqui vale se destacar. Quando a resposta é diferenciada atrai muitas visualizações e novos participantes.

6 Memes – Essa é uma boa opção para engajar. Só deve-se dar atenção às atualizações. Novos memes são criados todos os dias e você não deve postar um meme que “saiu de moda”. Ficará feio para você e para o seu negócio.

Você mesmo pode criar os seus e usar a criatividade na hora de fazer. Quer aprender? Nesse vídeo ensino a fazer memes e gifs. Espero que goste!

Site citado no vídeo: http://geradormemes.com/

Outros sites para criar memes: 

https://imgur.com/

https://imgflip.com/memegenerator

Site para criar gifs:

https://gifs.com/

7 Notícias do momento – Algumas pessoas gostam de estar no Facebook por causa das informações que compartilham à todo momento. Então observe as tendências para gerar bons resultados nas suas postagens.

8 Imagens – A escolha de uma boa imagem faz a pessoa parar a “timeline” para ver o que tem de bom na sua postagem. É o primeiro detalhe que chama a atenção, então capriche.

A imagem deve estar interligada ao assunto da postagem, ter aquele “tchan”, se possível colorida, de alta qualidade e com as dimensões de largura e altura corretas (até o momento que escrevia esse artigo é de 1200 x 630 px).

9 Vídeos – Se tem um canal no YouTube poste seus vídeos no Facebook. Os que dão melhores resultados são os que são carregados no próprio Facebook e não linkados de outros locais.

10 Posts compartilhados por outras páginas – Aqui o mais importante é pensar no usuário. Não tenha medo de compartilhar posts de páginas dos seus concorrentes. Dessa forma seu público saberá se você se importa com ele de verdade.

11 Links – Você pode postar um link junto a uma imagem para que a pessoa clique nela e seja direcionada a página de destino ou através de uma postagem da URL no próprio texto.

A primeira forma é a mais recomendada e a segunda forma é usada quando você quer usar uma imagem diferente no post.

12 Histórias – Quem não gosta de ouvir uma boa história não é mesmo? Conte a sua. Conte como descobriu o marketing digital, como começou o seu negócio, sua marca, etc. As pessoas gostarão de saber.

Como fazer posts de sucesso no Facebook – terceiro passo

O terceiro passo do comprador é “comprar” e deve se encontrar com o terceiro passo da marca que é “converter”.

Se seu post chamou a atenção e criou interação, fez um ótimo trabalho, parabéns.

Para converter alguém é preciso tirar a pessoa do Facebook e levá-lo ao seu site/blog ou landing page por meio de um link que você colocou no post.

Então, faça uma chamada para ação, coloque um link que direcione a pessoa até o seu blog ou site, página de vendas de um produto que promove, outro tipo de conteúdo ou landing page.

Se ela gostou do seu conteúdo, irá clicar.

OBS: A conversão (vendas) muitas vezes não é realizada no primeiro momento. Será bem difícil ter sucesso nas primeiras postagens, mas você deve ter constância.

A maioria das pessoas só realiza a compra quando analisam bem a vida/história da pessoa. Elas precisam ter confiança em você, e confiança muitas vezes não se tem da noite para o dia, não é mesmo?

Por isso que você deve ter consistência nas suas postagens.

Veja abaixo o vídeo da terceira aula do minicurso “Como fazer posts de sucesso no Facebook”.  😆

Benefícios do Copywhiting

Já vimos que o texto nas publicações é muito importante. Não basta escrever qualquer coisa, tem que saber usar as palavras certas para que haja uma boa comunicação entre vocês.

Copywhiting é a técnica de criar textos com a escolha das palavras certas a fim de despertar o interesse, persuadir o seu público e fazê-los executar uma ação.

Vale para todos os nichos de mercado e produtos promovidos. O foco do copywhiting é persuadir, ou seja, fazer com que a pessoa que está lendo o seu texto execute uma determinada ação.

Pode ser para se inscrever na sua lista de email, continuar lendo seu conteúdo ou até mesmo efetuar uma compra.

Rosana, onde eu aprendo a técnica do copywhiting?

No ebook do Jordão Félix. Lá ele revela técnicas de persuasão que são aplicadas por grandes empreendedores, assim como usá-las de forma eficaz para gerar mais tráfego, leads e vendas.

copywhiting

O que você vai aprender com o ebook Copywhiting?

1 Vender mais rápido

2 Criar emails poderosos

3 Usar palavras mágicas

4 Usar o copywhiting

5 Usar os gatilhos mentais

6 Quebras dúvidas dos possíveis clientes

O autor do ebook, Jordão Félix, já empreende na internet há 11 anos e é produtor de três produtos TOP. Sendo o último esse ebook. Ele é um dos afiliados que mais vende na internet e já faturou quase um milhão de reais online.

Pacote de bônus

Veja só o pacote de bônus que você leva ao adquirir o ebook, fora os meus quatro bônus. Presentões eh?

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Várias pessoas já compraram o ebook Copywhiting e registraram seu depoimento e satisfação com o produto. Veja abaixo!

 

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Viu só? Vale lembrar que a compra é 100% segura e sua privacidade é protegida. Eu mesma já adquiri o meu e até imprimi.

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O que você viu nesse artigo

Os passos do consumidor e da empresa/marca

Como fazer posts de sucesso no Facebook – primeiro passo

Como atrair através do meu post no facebook? 

Como fazer posts de sucesso no Facebook – segundo passo

Exemplos de conteúdos com maiores engajamentos 

Como fazer posts de sucesso no Facebook – terceiro passo

Benefícios do Copywhiting

O que você vai aprender com o ebook Copywhiting?

Pacote de bônus

Se tiver algo a acrescentar deixe nos comentários, será muito bem vindo!

Um grande abraço,

Rosana Martins  😆

 

Como fazer posts de sucesso no Facebook
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