Por que Aplicar o Marketing Digital Na Sua Empresa?

“A Kodak nunca desenvolveu uma presença em lugares onde estavam desenvolvendo novas tecnologias. É como se vivessem em um museu” (professor da Harvard Business School à Reuters). O que tem a ver a falência da Kodak com o Marketing Digital? O que você pode aprender com isso e ainda aplicar na sua empresa?

Que a era digital está entre nós, isso é uma grande verdade. Por isso mesmo ela deve fazer parte dos seus negócios. Por quê? Principalmente, porque o meio digital permite uma expansão da sua audiência.

As pessoas estão cada vez mais transformadas com as novas tecnologias e é importante usá-las na sua empresa para não ficar para trás. Que foi o que aconteceu com a Kodak que eu citei no início desse artigo.

Adaptar-se a Era Tecnológica

O que tem a ver a falência da Kodak com o Marketing Digital? Não sei se você sabe, mas foi a Kodak que inventou a câmera fotográfica digital. Nessa época (criação da câmera digital) ela ganhava mais dinheiro com a venda dos produtos químicos utilizado nos filmes.

A Kodak tinha medo de inovar/arriscar no novo, achava que essa prática prejudicaria o seu negócio.

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Resumindo…

Eles não perceberam que o mercado estava sendo transformado digitalmente e que assim seria. Ou seja, ficaram para trás investindo no seu negócio tradicional enquanto que a concorrência se dava bem com suas câmeras digitais que superavam as da Kodak.

Ela ainda tentou se recuperar, mas não deu jeito. Outras coisas aconteceram também, como tomada de decisões erradas, mas isso não vem ao caso.

Só quero alertar você que está lendo esse artigo e não desejando nenhum mal ou te fazendo medo. O marketing digital vem crescendo muito nos últimos tempos e as empresas aos poucos estão se conscientizando da importância de usá-lo no seu negócio.

Rosana, e o que é Marketing Digital mesmo?

Marketing digital são execuções realizadas por meio de aparelhos eletrônicos (rádio, televisor, computador, telefone, outros) a fim de anunciar algum produto ou marca.

A internet está tão marcante hoje na vida das pessoas que a sua empresa deve estar lá também, ou seja, onde milhares de pessoas gastam do seu tempo. As empresas estão utilizando alguns canais para fazer o seu marketing online, tais como: as mídias sociais, email marketing, pesquisas no Google, blog/sites, outros.

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 Não é qualquer marketing que deve ser aplicado online. Inbound Marketing, também chamado de marketing de entrada, é o novo marketing de não apenas empurrar produtos/serviços para as pessoas.

Esse novo tipo de marketing tem como objetivo atrair, engajar e converter. Consegue-se isso utilizando o marketing de conteúdo no seu negócio. Que é a criação de conteúdo de valor para o seu público que objetiva gerar reconhecimento da sua marca, trazer tráfego qualificado para o seu negócio e fidelizar clientes.

Veja também: Infográfico com 10 dicas de como trabalhar com marketing digital

Antes de saber se o Marketing Digital funciona para todas as empresas, assiste esse vídeo que gravei sobre esse tema! 😀

O Marketing Digital funciona para todas as empresas?

Existem dois tipos de empresa, a chamada B2B e a B2C. A B2B é caracterizada por transações realizadas de empresas para empresas, ou seja, uma empresa comercializa para outra empresa. O marketing digital para esse tipo de empresa deve ser focado na geração de leads (potenciais consumidores), a fim de atrair e converter esses futuros clientes.

Considerada a melhor empresa B2B de 2016 foi a contabilizei .

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A B2C é caracterizada por transações feitas de empresas para o consumidor final, ou seja, uma empresa comercializa diretamente para o consumidor final (exemplo, Nubank). Aqui, a estratégia que deve ser utilizada é atrair pessoas para o seu site e torná-los seus clientes.

Então, a resposta é sim. O marketing digital pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio. O que diferencia é a estratégia utilizada e nem todas as empresas são obrigadas a utilizar a mesma.

Marketing offline e marketing digital

O marketing offline é muito difícil de ser controlado e de engajar as pessoas. Vou te explicar melhor. Se você faz panfletos para serem distribuídos não tem como saber se todas as pessoas leram o seu anúncio. Muitas pessoas recebem e em seguida jogam fora ou guardam no bolso e nunca leem.

Já fez isso não fez? Rsrs…

Se fizer esse mesmo anúncio em um jornal, também não tem como você estimar quantas pessoas leram de fato o que estava escrito nele. Não tem como saber se suas vendas vieram daquele anúncio do jornal ou de um panfleto que foi entregue.

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Com o marketing online dar para saber de onde vieram suas vendas utilizando ferramentas. Isso ajuda muito a medir seus esforços em determinado local e continuar investindo no mesmo.

Por exemplo, as duas primeiras vendas que fiz no meu trabalho em casa online foram através de um artigo que tenho no meu blog. Eu escrevi sobre os benefícios do produto “Desafio 3K em 30 Dias”, o que a pessoa iria aprender ao adquirir o curso e muito mais.

Foi dessa forma que percebi o quão é importante ter um blog e colocar conteúdo nele. Por isso toda semana minha meta é colocar um artigo no meu blog. É pouco, mas é o que dar para fazer no momento.

Esse foi apenas um pequeno exemplo (blog), porém, existem diversos canais digitais para você investir na sua empresa.

Benefícios para a sua empresa ao aplicar o marketing digital

1 Se você tem um site poderá ver o número de pessoas que viram a homepage em tempo real, assim como outros dados usando o Google Analytics.

2 No mundo online será ainda mais fácil você criar relacionamentos com futuros e atuais clientes. As redes sociais são muito utilizadas para isso.

3 Sua empresa ganhará muita autoridade na sua área se realizar o novo tipo de marketing, no qual citei no texto.

4 Obtendo autoridade no seu assunto poderá se destacar no mercado alcançando uma melhor colocação e, consequentemente, aumentando o número de pessoas interessadas e gerando mais conversão.

5 Terá resultados de longa duração se criar conteúdo de qualidade para o seu público já segmentado. Mesmo após anos seu conteúdo será acessado gerando conversões e vendas.

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6 Terá menores gastos utilizando o marketing digital na sua empresa, ao contrário do que muitos pensam.

7 Os clientes satisfeitos com o seu negócio irão falar bem da sua empresa nas mídias sociais. Com isso outras pessoas verão os comentários e trarão novos consumidores.

8 Trabalhando com marketing digital poderá analisar seus resultados usando algumas ferramentas que te permite ver métricas, como: saber quais redes sociais geram melhores resultados para o seu blog, quais posts geram mais engajamento com o público, assim como os vídeos no YouTube, etc.

9 Sua empresa poderá chegar em vários lugares ao mesmo, pois na  internet “o céu é o limite”, enquanto que com o marketing offline o espaço geográfico é limitado.  

 O que você viu nesse artigo

1 Adaptar-se a Era Tecnológica

2 O que é Marketing Digital mesmo?

3 O Marketing Digital funciona para todas as empresas?

4 Marketing off-line e marketing digital

5 Benefícios para a sua empresa ao aplicar o marketing digital

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Se tiver algo a acrescentar deixe nos comentários, será muito bem vindo!

Um grande abraço,

Rosana Martins 😀 .

 

 

 

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Rosana Martins

Rosana Martins

Sou Rosana Martins, tudo bem? Sei que a vida é curta por isso decidi colocar família em primeiro lugar, ter mais qualidade de vida e trabalhar em casa online! Também quero te ajudar! A vida faz mais sentido quando corremos atrás dos nossos SONHOS!

Website: http://sonhossemfim.com.br/

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