Persona: Como criar?

“Persona”, já ouviu falar nessa palavra? Sabe o que ela significa e qual a diferença de persona para público-alvo? Entenda também nesse artigo por que ela é muito importante na estratégia de marketing digital que você utilizará no seu negócio.

Quando se começa a trabalhar com marketing digital, muitas vezes fica difícil entender alguns termos referentes ao mesmo. SEO, Autoresponder, WordPress, Persona. Esses são somente alguns exemplos.

Agora vamos aprender sobre o termo persona.

Eu acreditava que persona era a mesma coisa que público-alvo, mas não é. Há uma diferença pequenina que faz toda a diferença.

O que é uma Persona?

É, nada mais nada menos que o perfil do seu cliente ideal.

Vou dar um exemplo: Recentemente estava pesquisando sobre alguns nichos de mercado ainda não explorados ou pouco explorados. Utilizei a ferramenta do Google, o famoso planejador de palavras-chave.

Depois de algumas pesquisas, concluí que o nicho “mulheres que querem saber como se preparar para ter uma gravidez saudável e tranquila” tem baixa concorrência e é um assunto interessante (pelo menos para mim, pois em breve quero engravidar e já estudo sobre o assunto).

Até aí tudo bem. Foi encontrado um nicho de mercado, que é um grupo de, no caso mulheres, com necessidades comuns/específicas. Mas esse grupo de pessoas ainda é muita coisa.

É preciso conhecer mais a fundo essas pessoas, que é justamente a sua persona, ou também chamado de avatar. No inglês é conhecido como “buyer persona” que significa “cliente comprador”.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?  😕 

Público-alvo é uma parte da população para o qual você vende seu produto ou seu serviço.

A persona é como é o seu cliente ideal, ou seja, é a representação viva do seu cliente perfeito.

Mais adiante você entenderá, se ainda não entendeu…

persona-diferenca-publico-alvo

Exemplo: Existe um nicho de pessoas que cultivam orquídeas em casa. Orquídeas é um grupo de plantas que possuem diversas espécies. Elas são diferenciadas basicamente pelo seu tipo de habitat, que são três (epífitas, rupícolas e terrestres).

Você acha mais fácil direcionar sua comunicação para as pessoas que cultivam somente orquídeas epífitas ou para as que cultivam orquídeas dos três habitats?

É claro que é mais simples/fácil falar/comunicar com as pessoas que cultivam somente epífitas, não acha?.

Percebe como facilita o marketing, a publicidade, os anúncios, pois você conhece como se comporta aquela pessoa. Quais os problemas dela e o que se passa na mente dela.

Por que criar a sua persona?  😮 

Para conseguir vender é preciso saber o que seus clientes/potenciais clientes querem, não é verdade?

Desde o surgimento do Inbound Marketing as empresas começaram a dar uma maior importância à geração de conteúdo na internet.

Saiba mais sobre o Inbound Marketing no artigo “Inbound marketing – significado e como aplicar no seu negócio”

estrategia-marketing-digital-persona

Para atrair o interesse da sua persona é preciso conhecê-la, caso contrário, não se saberá como criar conteúdo de valor para ela. E na criação de conteúdos se utilizam estratégias de marketing digital.

Identificar a sua persona te ajudará a reduzir custos por links patrocinados e na segmentação de anúncios, o que aumentará suas chances de conversão.

Será mais fácil você enviar a mensagem certa para as pessoas certas e acertar em cheio o alvo.

Resumindo: Conseguirá determinar o tipo de conteúdo que criará para atingir o seu conteúdo, ajudará na definição de tópicos para escrever, entenderá o lado emocional (problemas, necessidades, dores, quais pessoas a influenciam) da sua persona, etc.

Quanto mais informações você tiver sobre a sua persona, melhor. Quer saber o que saber sobre ela?

Como criar a sua persona?

Uma maneira de saber o que se passa na mente do seu potencial cliente é digitar no Google as palavras-chave encontradas no Planejador de palavras-chave. Você deve analisar os primeiros resultados da pesquisa.

Pegando o exemplo que dei um pouco mais acima do texto sobre o nicho “mulheres que querem saber como se preparar para ter uma gravidez saudável e tranquila”.

Quando digitei “preparar para engravidar” apareceram algumas ideias de palavras-chave. Que por sinal, aqui já dar para perceber algumas dores do meu público. Veja abaixo:

o-que-e-persona

Em seguida, escolhi uma palavra-chave que o planejador me mostrou e digitei “como engravidar rápido”. Observe que antes de dar “enter” o Google me mostrou algumas ideias de pesquisas feitas sobre o assunto, ou seja, algumas dores que a minha persona sente.

criar-persona

Veja agora algumas informações que você deve responder ao criar a sua persona.

1 Gênero

2 Faixa etária

3 Estado civil

4 Onde mora

5 Se possui filhos

6 Cargo/ocupação

7 Renda média

8 Onde trabalha

9 Qual a escolaridade

10 Mercado de atuação

11 Quais pessoas a influencia

12 O que influencia

13 Quais seus objetivos de vida

14 Seus sonhos

15 O que gosta de falar

16 Quais seus medos

17 Frustações e desafios

18 O que é o sucesso para ela

19 Qual grupo ela quer pertencer

20 O que sente

21 Erros que ela comete

22 Por que a persona nunca resolveu o problema dela

23 O mundo comum dela

24 Principais desculpas para não comprar

25 O que acontece quando ela tenta a solução errada

Faça as pesquisas que a sua persona costuma fazer, assine os canais que ela assina, leia os blogs que ela ler, curta as páginas do Facebook que ela é fã. Faça de tudo para viver a vida que ela vive.

“Não conheço a receita do sucesso total mas a do fracasso é tentar agradar a todos”. (Sammy Davis Jr.)

O que você viu nesse artigo

1 O que é uma Persona?

2 Qual a diferença entre persona e público-alvo?

3 Por que criar a sua persona?

4 Como criar a sua persona?

Se tiver algo a acrescentar deixe nos comentários, será muito bem vindo!

Se gostou, compartilha!  😉 

Um grande abraço,

Rosana Martins.

 

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Rosana Martins

Rosana Martins

Sou Rosana Martins, tudo bem? Sei que a vida é curta por isso decidi colocar família em primeiro lugar, ter mais qualidade de vida e trabalhar em casa online! Também quero te ajudar! A vida faz mais sentido quando corremos atrás dos nossos SONHOS!

Website: http://sonhossemfim.com.br/

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