Home Office: Como Funciona?

Home Office é um tipo de trabalho ainda desconhecido por alguns. Já já você irá saber o que é. Sabia que 60% das pessoas que afirmam trabalhar dessa forma deixariam seu emprego fixo (Pesquisa da PGI)? O que será que tem de bom nesse novo tipo de trabalho?

Pois é, você leu certo. 60% das pessoas que trabalham em home office como profissional remoto em tempo parcial dizem que deixariam seu emprego formal para trabalhar o dia inteiro.

Foi comprovado que pessoas que trabalham com essa nova modalidade de trabalho têm a sua produtividade aumentada.

O motivo que deram para esse aumento de produtividade é que não precisa se deslocar até o local da empresa onde está empregado. Elas se alimentam melhor (a maioria em casa) e conseguem focar nas tarefas muito mais do que estar enfrentando o barulho e conversas fiadas na empresa.

Ah Rosana, fala logo o que é home office.

Já assistiu o vídeo que fiz sobre esse assunto? Não? Então veja agora  😆

O que é Home Office?

É um trabalho que tem a estrutura de um escritório. Geralmente se tem uma mesa, um computador de mesa ou notebook, agendas, etc.

Muitas vezes ele é praticado em casa mesmo, mas também pode ser feito em outros ambientes alternativos. Tais como: parques, cafeterias, hotéis e outros.

O Home Office muitas vezes é realizado por pessoas que já tem o seu próprio negócio, ou seja, são donos do seu negócio.

Mas hoje também esse trabalho pode ser executado por alguns funcionários de determinadas empresas.

O Home Office também é conhecido por: teletrabalho, trabalho à distância, trabalho remoto, ou ainda, trabalho portátil.




Vantagens de trabalhar em Home Office

De acordo com o Sebrae as vantagens desse trabalho remoto são: Redução de custos, autonomia profissional, pode-se trabalhar mais perto dos filhos e da família. Diminuição do estresse causado muitas vezes pelo enfrentamento de trânsito caótico e por acordar cedo.

Você escolhe o horário que trabalha. Se tem uma maior qualidade de vida.

As vantagens das empresas que deixam alguns funcionários trabalharem dessa forma são:

Facilita a mudança da área atuada (se preciso for), otimização das atividades, atendimento ao cliente 24 horas/dia, economiza empregados e encargos, etc.

É claro que existem também desvantagens, como tudo na vida. Se você não souber se organizar poderá se atrapalhar e ser interrompido por pessoas. Você também pode querer trabalhar demais e algumas vezes até se isolar.

Tem gente que pensa que por estarmos trabalhando em casa estamos disponíveis a todo instante. Que ao estarmos em frente ao computador e/ou celular estamos em lazer.

home-office

Mas quem trabalha, como eu, com marketing digital e em casa me entende. Ah, se entende!

(Se me entende deixa nos comentários se já passou por isso… rsrs… Quero saber!)

Você tem que conversar com a sua família, talvez vizinhos e alguns amigos. Mas não é tão difícil assim. Com a sua constância eles entenderão.

Conheça mais sobre trabalhar em casa como afiliado de infoprodutos: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Trabalhar Como Afiliado da Hotmart

Qualquer um pode trabalhar em Home Office?

Bom, se todos tivessem seu próprio negócio até poderia. Mas empreender não é para todos. E nem todos gostarão desse tipo de trabalho. Gosto é relativo. Então, a resposta é NÃO.

O Brasil ainda não se adaptou a essa nova modalidade de trabalho. Ainda se escuta alguns mitos por aí sobre esse assunto. Porém, tudo indica que esse trabalho à distância será o trabalho do futuro.

Para quem quer ou já trabalha por conta própria não tem nenhuma restrição a praticar esse teletrabalho. Agora, para quem é funcionário de uma empresa, existem algumas condições.

O trabalho remoto não é para todos, por isso nem todos são contratados para fazer isso. O profissional ideal tem que exercer seu trabalho muito bem sozinho sem precisar que ninguém esteja ao seu lado dizendo o que fazer.

Geralmente antes de contratar a pessoa a empresa faz pequenos contratos, ou seja, de menos tempo de trabalho.

Por exemplo: O trabalhador começa a trabalhar em casa apenas dois dias na semana. Depois passa para três dias. Com isso passa confiança à empresa.

Não basta dizer que “acha” que vai fazer. É preciso afirmar com entusiasmo e saber usar bem o seu tempo. Passar confiança.

Como funciona o Home Office?

É possível trabalhar dessa forma sendo um funcionário de uma empresa, como freelancer ou ainda como empresário de uma empresa home based (sede na própria residência).

Empresa home based são franquias pequenas (microfranquias) abertas na própria casa da pessoa. Segundo um especialista em franquias, é um tipo de negócio mais seguro e rápido.

Tem como vantagem menor valor de investimento (menos de dez mil reais) e poucos custos fixos, além de flexibilidade de horários para trabalhar.

home-office

Voltando ao Home Office… Primeiro, é preciso ter um espaço somente seu em casa para exercer suas atividades. Estou falado “de casa” porque a maioria exerce esse teletrabalho em casa.

Porque é mais fácil de focar nas tarefas, não precisa de deslocar para nenhum local e é mais confortável.

Para a mulherada (principalmente) é um sonho, pois nos intervalos de trabalho se pode ficar com o filho, lanchar pertinho dele. Levar e trazer da escola, enfim, acompanhar o seu crescimento de pertinho.

O sucesso para essa prática é saber otimizar bem o tempo, se planejar e ter organização e disciplina.

No começo, como ainda não temos determinado costume, é algo novo, às vezes damos algumas topadas. Mas com a prática, se disciplinando dia-a-dia as coisas vão melhorando.

Atualmente ainda não foi decidida pela Reforma Trabalhista a negociação de custos.

Ainda não se sabe se a empresa tem que fornecer ao funcionário todos os equipamentos de trabalho precisos para a realização das atividades. Ou se o empregador é que tem que usar sua própria internet, computador, pagar conta de energia, telefone, etc.

Observações: A empresa tem que dar um programa que permita a prática do trabalho portátil, não é toda atividade que se pode fazer em casa. Algumas atividades exigem que o empregador esteja na empresa.

Algumas empresas que aceitam o Home Office:

 1 Locaweb

2 Gol Linhas Aéreas

3 Bosch

4 Natura

5 DELL

6 Philips

7 Magazine Luiza

8 Home Agent

9 Telejob

10 TOTVS

O que você viu nesse artigo?

O que é Home Office?

Vantagens de trabalhar em Home Office

Qualquer um pode trabalhar em Home Office?

Como funciona o Home Office?

Algumas empresas que aceitam o Home Office

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo e/ou compartilha essas informações com outras pessoas.

Um grande abraço,

Rosana Martins

 

Deixe seu comentário!

Me chamo Rosana Martins e Trabalho em Casa Online. Quero Te Entregar um Presente Digital!

Rosana Martins

Rosana Martins

Sou Rosana Martins, tudo bem?
Sei que a vida é curta por isso decidi colocar família em primeiro lugar, ter mais qualidade de vida e trabalhar em casa online! Também quero te ajudar!
A vida faz mais sentido quando corremos atrás dos nossos SONHOS!

Website: http://sonhossemfim.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *