Empreender em Casa: Será Que Você Está Pronto (a)?

Está pensando em começar o seu negócio próprio em casa? Já decidiu empreender em casa, mas está com medo de dar o primeiro passo. Não tem dinheiro. Não sabe bem se está pronto.

O desejo de trabalhar em casa já nasceu na vida de muita gente que empreende. Com o grande número de desempregados no Brasil essa opção se tornou uma realidade de muitos por uma questão de necessidade.

Muitas pessoas se veem diante de muitas ideias de negócios a partir de casa. Isso acaba enrolando a cabeça delas.

São tantas informações e opções de empreendimentos em casa que acabam ficando com mais dúvidas do que já tinham.

Empreender de casa vem se tornando uma tendência aqui no Brasil. Primeiro porque está ficando cada vez mais comum esse estilo de vida. Muita gente quer ser dono do próprio negócio, ganhar mais, fazer o que ama e sem precisar sair de casa.

Você acha que é tão difícil assim? Pois saiba que é totalmente possível. Muitos conseguem, se você quiser também pode conseguir.

Antes de falar de algumas vantagens de trabalhar em casa, veja esse vídeo que gravei sobre esse tema: Será que você está preparado (a) para empreender de casa?  😉

Vantagens de empreender em casa

Mesmo que você queira ter um local futuramente (loja, por exemplo), sai muito mais barato ter o seu negócio em casa. A vantagem é que não precisa pagar aluguel, água e luz.

Você pode trabalhar perto dos filhos. Mesmo que a rotina no início não seja tão fácil assim, vale a pena se planejar e se organizar. Com isso terá mais tempo para curtir o crescimento dos seus filhos, viajar e fazer o que quiser.

empreender-em-casa

Seus ganhos podem aumentar absurdamente. É claro que isso depende muito do seu tipo de negócio, concorrência, estudo de mercado, etc.

Também não precisa gastar com transporte, já que trabalhará em casa. Não se perde tempo se deslocando de um local para outro.

Você pode fazer o que sempre sonhou.

Exemplos: artesanato, área da beleza, dar consultoria, doces, salgados, desenvolver aplicativos e softwares. Designer gráfico, e-commerce, outros.

Nossa, mas existem milhares de coisas que você pode fazer para ganhar dinheiro. Não quero te confundir com ideias, afinal esse não é o assunto desse artigo.

Momento certo para empreender

Se estiver esperando esse momento chegar, saiba que ele não existe. Sinto muito te dizer isso, mas é a verdade. Não espere um plano perfeito para começar a empreender, pois ele não há.

O que acontece é que aparecem alguns sinais que podem te auxiliar em saber ou não a hora de começar a empreender. Quer saber de alguns?

Não gosta da forma como está trabalhando? Anda meio desanimado quando vai para o trabalho, sua carreira não está mais como no início?

Tem uma ideia e sonha em fazê-la dar certo? Grandes especialistas afirmam que ter paixão por uma ideia está mais do que na hora de começar seu empreendimento.

Se você tem consciência do que faz, entende os riscos de ter um negócio, tem apoio da família (pelo menos do cônjuge e do pai/mãe)? Pode ser que seja hora de planejar e começar a agir.

Veja a história do meu marido nesse artigo: Trabalhar em Casa – História do Marido

Qualquer um pode empreender em casa?

Até pode, porém, empreender não é para todos. Não é todo mundo que vai ter coragem de arriscar algo novo.

As pessoas tem medo de dar o primeiro passo, isso é normal. O brasileiro é muito inteligente, mas muitas vezes prefere garantir o seu salário no fim do mês. Não ousa arriscar para ganhar mais e começar algo novo do zero.

A dona da empresa Francisca Jóias é um grande exemplo de empreendedora de sucesso em e-commerce. Ela começou apenas com R$50,00 e hoje vende muito bem e ajuda milhares de pessoas.

Ela sempre diz: Se está com medo de começar, vai com medo mesmo.

A Karyne Otto também é uma empreendedora digital de sucesso. Já tentou vários empreendimentos na vida e o seu projeto Viver Melhor Agora foi o que deu certo.

Começou como afiliada de infoprodutos e hoje é produtora de quatro grandes cursos online.

empreender-em-casa

Está pronto (a)? Vou te fazer algumas perguntinhas. Você vai pensar e cabe a você decidir ou não se quer entrar nesse mundo do empreendedorismo em casa:

1ª Você possui domínio sobre alguma habilidade e está disposto (a) a trabalhar com ela?

Saber de alguma coisa, isso sei que sabe. Mesmo que afirme que não sabe de nada, pode aprender sobre algum assunto.

Por exemplo: Até fevereiro de 2016 eu não sabia nada de marketing digital. Depois de mais de um ano trabalhando e estudando com isso aprendi muita coisa. Por quê?

Porque todos os dias estudo e pratico. Nunca sabemos de tudo. Existe uma frase, acho que é de algum filósofo que diz:

“Só sei que nada sei.” Entendeu?

Se você gosta de fazer brigadeiros, salgadinhos, bolos decorados, artesanato em biscuit, etc. Pode ganhar dinheiro com isso.

Gostar é o primeiro passo se você não é especialista ainda. Faça cursos e se aperfeiçoe.

2ª Existe demanda para essa habilidade que você possui?

Uma dica é procurar no Google e em locais próximos onde mora se tem gente procurando pelo que você tem a oferecer.

Voltando ao exemplo dos brigadeiros. Festas nunca saem de moda, acredito que a demanda é grande. Mas isso também depende do seu diferencial, se você divulga para amigos, nas redes sociais e em outros lugares.

3ª Você está disposto (a) a enfrentar novos desafios e, se necessário, começar do zero?

Empreender não é fácil. Tem gente que vai te chamar de louco. Vão te dizer que seu negócio não vai dar certo. Todo empreendedor tem motivos que o faz começar e continuar mesmo quando nas primeiras tentativas não der certo.

Então pense: Se eu der o primeiro passo e não tiver ainda nenhum resultado, vou tentar novamente? Do zero?

4ª Está disposto (a) a desenvolver novas habilidades para completar as suas necessidades e se destacar no mercado (se acontecer)?

Se você respondeu sim a essa pergunta, irá fazer cursos e se profissionalizar na sua área de atuação. Nunca paralisará seu aprendizado. Irá sempre atrás de novos conhecimentos e crescerá a cada dia que passa.

5ª Possui algum dinheiro para investir no seu negócio?

Agora Rosana você apertou o meu calo. Dinheiro pra quê?

Todo negócio começa com investimentos. Seja físico ou online. O quanto investir dependerá do negócio e de alguns fatores.

Veja também: Negócio Online ou Negócio Físico?

Dica: Se você não tem nenhum centavo (como eu quando comecei) e quer começar a empreender em casa venda algo que não quer mais. Pode ser roupas, acessórios. Alguma coisa que esteja em bom estado e que dê para alguém utilizar.

Pode não ser muito dinheiro, mas pode ser que já dê para começar.

Todo empreendedor começa do nada. Você acha que o sucesso deles de hoje sempre foi o mesmo? Não.

Alguns perderam dinheiro, iniciaram com medo, a família não deu apoio. Enfim, enfrentaram desafios para chegar até onde estão.

“Não espere até que tudo esteja perfeito. Nunca estará tudo bem. Sempre haverá desafios e obstáculos. E daí? Comece agora. A cada passo dado, você estará mais forte, mais habilidoso, mais confiante e mais bem-sucedido” – Mark

O que você viu nesse artigo?

Vantagens de empreender em casa

Momento certo para empreender

Qualquer um pode empreender em casa?

Você possui domínio sobre alguma habilidade e está disposto (a) a trabalhar com ela?

Existe demanda para essa habilidade que você possui?

Você está disposto (a) a enfrentar novos desafios e, se necessário, começar do zero?

Está disposto (a) a desenvolver novas habilidades para completar as suas necessidades e se destacar no mercado (se acontecer)?

Possui algum dinheiro para investir no seu negócio?

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo e/ou compartilha essas informações com outras pessoas.

Um grande abraço,

Rosana Martins  😀

 

Deixe seu comentário!

Me chamo Rosana Martins e Trabalho em Casa Online. Quero Te Entregar um Presente Digital!

Rosana Martins

Rosana Martins

Sou Rosana Martins, tudo bem? Sei que a vida é curta por isso decidi colocar família em primeiro lugar, ter mais qualidade de vida e trabalhar em casa online! Também quero te ajudar! A vida faz mais sentido quando corremos atrás dos nossos SONHOS!

Website: http://sonhossemfim.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *