Trabalhar em Casa – Dar Aula Particular Ou Reforço Escolar?

Trabalhar em casa está sendo uma realidade para muitas pessoas. Principalmente para aquelas que desejam ter mais flexibilidade de horários e liberdade de tempo. Bem como mulheres e pais que desejam estar mais perto da família. Dar aula particular é mais uma ideia que você verá nesse artigo.

Até pouco tempo atrás parecia impossível poder trabalhar de casa mesmo sendo empregado de uma empresa. O Brasil hoje está mais compreensivo com essa questão. Muitas empresas já estão aderindo a alguns trabalhadores poderem trabalhar de suas casas.

O maior motivo é que a produtividade das pessoas que trabalham em casa aumenta bastante, na maioria das vezes.

Mais disso não irei falar nesse artigo. Vamos falar de trabalhar em casa ensinando o que você sabe. Dar aula particular e/ou reforço escolar.

Essa é uma excelente forma de aproveitar o que você já sabe. Se você toca violão, sabe matemática, espanhol, geografia, coach, bateria, informática, etc. Saiba que dar para ajudar pessoas com o seu conhecimento.

Já trabalhei ensinando reforço escolar em casas. Eu ensinava nas casas dos meus alunos porque não tinha muito espaço na minha casa.

Dar aula particular ou reforço escolar?

Dar reforço escolar é quase à mesma coisa de dar aulas particulares. A diferença é que no reforço você irá reforçar o conhecimento visto em sala de aula pelo aluno.

O assunto já está definido, você apenas irá ajudá-lo a fortalecer a ou as matérias.

Como Rosana?

dar-aula-particular

Ajudando a fazer as tarefas de casa, fazendo exercícios, revisando o assunto para as provas e reforçando cada assunto visto no dia ao se reunir com o aluno. Basicamente é isso.

É assim que fazia há aproximadamente oito anos atrás.

Para dar aulas particulares você se responsabilizará por definir os assuntos das aulas. Dará as aulas e terá que fazer revisões quando necessário, como todo professor faz. Ou pelo menos quase todos fazem.

Ensinando em casa ou na casa do aluno

Se você tem um bom espaço em casa (área grande, garagem, outro) uma opção é ensinar de casa mesmo. Uma alternativa é ir até a casa do aluno.

Na primeira opção (ensinar na sua casa) você tem que ter alguns materiais específicos, como: cadeiras, mesas, lousa, giz e/ou pincéis, computador com impressora (opcional).

Tem que ter alguns cuidados. Fale com as pessoas que moram com você para não te interromperem quando estiver dando aula. Os alunos tem que terem acesso a banheiro e água.

Dependendo do que irá ensinar não se podem misturar os alunos da mesma série no mesmo horário. Assim eles podem ficar confusos.

Os alunos que são do mesmo ano (Ex: 7º ano) coloque-os juntos, nos mesmos horários. Dessa forma as aulas serão mais proveitosas.

O horário cabe a você definir e conversar com os pais dos alunos.

Se for ensinar na casa do aluno converse primeiramente com os pais de cada aluno. Define qual o melhor horário, preço da aula, local (para que não te interrompam).

Explique sua maneira de ensinar. Se for precisar de algum material defina se irá levar ou se eles disponibilizarão para você.

Deixe tudo claro, principalmente se o aluno for pequeno.

A grande vantagem de ensinar da sua casa é que dependendo dos alunos que tiver você pode ensinar mais de um em um mesmo horário. E assim pode ganhar mais.

Ao ensinar na casa do aluno você irá ganhar menos, pois será um aluno por horário.

Afinal, o que é um professor particular?

É uma pessoa que pode ser especializada em uma matéria/assunto específico ou simplesmente ser muito bom em um assunto ser ter nenhuma formação (estuda por conta própria).

Em outras palavras, é uma pessoa que estar à disposição de ajudar seus alunos. É muito importante que o professor mantenha um bom relacionamento tanto com os alunos quanto com os pais dos alunos.

O papel do professor é servir de guia para melhorar os conhecimentos de pessoas e para que os mesmos avancem nas matérias.

Posso dar aula particular sem ter diploma?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. Simplesmente travam e desistem pensando que para dar aula ou reforço escolar precisam de diploma.

Pois saiba que não precisa. Para dar aula em casa ou na casa do aluno não é obrigado ter um diploma.

Como regra geral é preciso ter mais de 14 anos de idade (no Brasil) e gostar de ensinar, é claro.

Apesar de não ser obrigatório ter um diploma, ter um diploma de matéria faz com que você seja mais reconhecido profissionalmente para ensinar determinada matéria.

Veja os dois vídeos que fiz sobre esse tema. Nele dou dicas de como você pode dar aulas particulares a partir de casa, presencial ou online.  😀 

Como achar os primeiros alunos?

Bom, na minha época não se usava muito a internet para divulgação de serviços. Pelo menos eu não tinha muito conhecimento sobre isso.

Primeiro, divulgue para seus amigos, família, vizinhos e conhecidos. Foi divulgando para conhecidos que consegui meus primeiros alunos.

Depois divulgue nas redes sociais. Faça uma página no Facebook, no LinkedIn, distribua conteúdo de graça para atrair pessoas.

Coloque uma plaquinha no portão da frente da sua casa. Com certeza aparecerão pessoas para perguntar sobre o seu serviço. Crie panfletos/anúncios e entregue em escolas e onde achar que tenha gente interessada no seu trabalho.

Faça um site ou blog. Ter um fará de você uma autoridade e muitas pessoas terão confiança em você.

Cadastre-se nas plataformas PortalProf e Profes. O cadastro é gratuito, simples e rápido.

No Portalprofes eles disponibilizam sala de aula virtual. Qualquer pessoa pode encontrar e contratar professores particulares do Brasil nessa plataforma.

Os links para saber mais informações estão logo abaixo.

PortalProf – https://www.superprof.com.br/

Profes – https://profes.com.br/

Como dar aula particular/reforço escolar online?

Dar aulas online é uma tendência que vem crescendo muito nos últimos dias. Tem a mesma eficiência de uma aula presencial, porém, precisa ser mais objetiva e organizada de outra forma.

Precisa saber se comunicar bem de forma escrita e por vídeos e mexer com tecnologia para produzir conteúdo de valor para as pessoas.

dar-aula-particular

Você precisa de um computador, webcam, um bom microfone, boa conexão de internet e uma conta no Skype.

Ah quem diga que aula online não é confiável. E não é bem assim. Assim como em uma aula presencial, que é preciso ter motivação do aluno e competência do professor. Em uma aula online é da mesma forma.

É preciso investir em equipamento de qualidade a fim de não dar problemas de ruídos no áudio e de imagem embaçada.

Use a criatividade para dar aulas

No início do texto dei duas opções de locais para dar suas aulas particulares ou reforço escolar. Mas não custa nada usar a sua criatividade para dar alguns tipos de aulas.

Ex: Biblioteca, museu, parques, cafeterias, outros.

É claro que para dar aulas nesses locais é preciso ter o bom senso. Em um museu você pode levar um ou alguns alunos para assistir uma aula de história. Seria uma aula de revisão para a prova do final de ano de história, por exemplo.

Isso depende também da idade dos alunos e se os pais aprovaram a realização da aula.

Dicas para dar aula particular

1 Pergunte a seus alunos o que eles esperam de você. O porquê de estarem assistindo suas aulas. Quais as expectativas deles com conhecimentos a mais na ou nas matérias.

2 Sempre converse com os pais para saber suas opiniões, conselhos e impessões.

3 Quando fizer anúncios, faça-os chamando a atenção (bom senso). Coloque suas experiências (se tiver), diploma (s), disciplinas que irá ensinar. Preço, seus contatos. Faça de uma forma bem resumida.

4 Tenha clareza, atenção, seriedade. Seja organizado (a), entenda o tempo de cada aluno. Saiba se adaptar a cada situação e as esperanças dos alunos.

5 Se está com medo de dar aulas online treine em casa. Grave vídeo e veja como fica. Garanto que no início você vai se achar estranho, mas com a prática irá melhorar.

A prática leva à perfeição.

Formalidade como MEI para dar aula particular

Uma forma bem simples de formalizar seu trabalho de professor particular é se registrando como MEI (Microempreendedor Individual).

Condições para se registrar como MEI:

1 Ganhar menos de sessenta mil por ano

2 Não ser dono nem sócio de outra empresa

3 Declarar todos os meses quanto ganhou, além do ganho por ano

4 Ter carteira de identidade, CPF e título de eleitor.

Vantagens de ter essa formalidade:

1 Emissão de notas fiscais para pessoas e empresas

2 Pagamento de um valor fixo que é corrigido de acordo com o salário mínimo

3 Cadastro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)

4 Contratação de empregados

O que você viu nesse artigo?

Dar aula particular ou reforço escolar?

Ensinando em casa ou na casa do aluno

Afinal, o que é um professor particular?

Posso dar aula particular sem ter diploma?

Como achar os primeiros alunos?

Como dar aula particular/reforço escolar online?

Use a criatividade para dar aulas

Dicas para dar aula particular

Formalidade como MEI para dar aula particular

Condições para se registrar como ME

Vantagens de ter essa formalidade

Gostou desse artigo? Deixa seu comentário abaixo para saber o que achou. Pode ser?   

Um grande abraço,

Rosana Martins  😀

Deixe seu comentário!

Me chamo Rosana Martins e Trabalho em Casa Online. Quero Te Entregar um Presente Digital!

Rosana Martins

Rosana Martins

Sou Rosana Martins, tudo bem? Sei que a vida é curta por isso decidi colocar família em primeiro lugar, ter mais qualidade de vida e trabalhar em casa online! Também quero te ajudar! A vida faz mais sentido quando corremos atrás dos nossos SONHOS!

Website: http://sonhossemfim.com.br/

2 Comentários

  1. Um super artigo. Eu dou aulas de violão, já na casa de alunos e também uso o Skype para aulas para todo o Brasil. Parabéns pelo artigo Rosana.

    • Muito show Kenady. Belo depoimento seu. E depois dizem que não é possível passar conhecimento à distância… Sucesso amigo! Tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *