Como vencer a mente cansada – 8 dicas

Sabe quando sua mente está tão cansada das tarefas do trabalho/estudo e você não consegue mais fazer nada? Muita gente pode pensar que é bobagem, mas se não estamos bem da cabeça também não estamos do resto. Quero compartilhar com você 8 dicas simples para vencer a sua mente cansada.

Só para esclarecer, não é obrigado você fazer essas 8 práticas de uma vez só toda vez que estiver com a mente cansada. Veja o que dar para fazer no local onde trabalha/estuda e qualquer uma delas irá te ajudar.

Antes de te contar a primeira dica, veja esse vídeo atualizado que gravei falando das 8 dicas de como vencer a mente cansada. Espero que goste!  😀 

Dica 1 – Respire fundo

Eu pensava que esse negócio de respirar de forma mais profunda quando a nossa mente está cansada era bobagem. E não é! Tem gente até que faz, mas nem percebe que faz.

O segredo é prestar atenção no momento de inspirar e de expirar. Quer um exemplo?

Supondo que você é um professor de matemática e dar aula o dia inteiro de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na sua última aula (16h), já está com a mente super cansada, doido pra chegar em casa tomar um banho e ir dormir.

mente-cansada

Bom nessa hora seria interessante você respirar fundo e se concentrar na sua respiração. Assim sua mente aos pouquinhos vai clareando e aliviando. Entendeu?

Confesso que eu não tinha o costume de fazer isso. Depois que li em um artigo comecei a praticar e digo para você que alivia sim um pouco do cansaço da mente.

Dica 2 – Durma bem

Essa dica é simples de falar, mas muitas vezes difícil de aplicar. Primeiro porque existem muitas pessoas que trabalham fora de casa e fazem faculdade à noite e mal dormem. Ainda tem que estudarem quando chegam e casa. Em época de prova?

Acredito que até sonham com o assunto da prova ou ficam a noite inteira somente pensando preocupadas com o resultado.

mente-cansada

Segundo, muita gente simplesmente não consegue dormir. Sabem que tem que ter uma boa noite de sono, porém, não conseguem. Talvez seja porque estão sofrendo de insônia, ou porque o cônjuge ronca (rsrsrs), porque estão preocupados com alguma coisa ou ainda por outro motivo.

Acho engraçado o que acontece comigo algumas vezes. Eu trabalho em casa pela internet e fico praticamente o dia inteiro em frente ao computador fazendo minhas tarefas do trabalho.

Dia de terça-feira é um dos dias mais cansativos para mim porque nesse dia gravo vídeos e depois edito. Dá um trabalhão e cansa bastante. À noite vou dormir super cansada. Geralmente quando durmo muito cansada tenho uma boa noite de sono, ou seja, consigo repor as minhas energias para o dia seguinte.

Quando estou muito ansiosa com alguma atividade nova eu acordo no meio da noite e fico pensando. Por exemplo:

Eu publico um vídeo na quarta-feira no meu canal e fico preocupada se as pessoas vão gostar do conteúdo do vídeo. Na noite anterior a quarta eu acordo de madrugada e fico pensando… Rsrs… É isso que acontece!

Concluindo: uma boa noite de sono é muito importante na realização das suas tarefas diárias. Durma de 6 às 9 horas por dia.

Dica 3 – Esqueça os problemas

É um detalhe que atrapalha bastante. Quem não tem problemas, não é mesmo?

Tente nos momentos em que sua mente está cansada não se lembrar dos problemas. Aí você pensa agora:

Rosana, é impossível!

mente-cansada

Faça um esforço. Quanto mais você pensar no problema, menos você vai produzir e não vai solucionar o problema naquela hora. Sua mente ficará ainda mais cansada, podendo até te causar um estresse.

Ao terminar suas atividades você pensa como solucioná-los.

Dica 4 – Caminhe

Se você tem a oportunidade de fazer uma caminhada no intervalo de suas atividades vai te ajudar muito. Eu fazia muito isso quando estudava na universidade. Sempre que eu não conseguia mais me concentrar nos estudos eu ia caminhar com alguém, comprar um lanche, pegar um ar fresco e depois retornava.

mente-cansada

Caminhar alivia a mente. Faça isso por 15 a 30 minutos e sua mente agradecerá.

Dica 5 – Viva a natureza

Gostaria muito de ter espaço na minha casa para cultivar muitas espécies de vegetais e poder ficar mais próxima da natureza. Ter aquele lugarzinho especial para me tranquilizar e repor as forças.

Para mim, essa é a melhor dica para vencer uma mente cansada. Ficar em baixo de uma sombra de árvore todo mundo gosta, além de respirar melhor nos acalma.

mente-cansada

Outra atividade que já tirou muitas pessoas até da depressão é cuidar de horta. Cuidar de planta é uma terapia e tanto e que com certeza contribui para mente mais saudável, alimentos mais saudáveis e a união da família.

Se você trabalha em casa como eu, nos momentos de cansaço mental vá fazer algum trato cultural na sua horta e depois volte. Experimente! Se mora perto de algum parque ou praça com muitas árvores dê uma volta por lá por 15 minutinhos e depois retorne às suas tarefas. É até divertido fazer isso.

Dica 6 – Organize seu ambiente de trabalho/estudo

Acho que quem mais se importa com esse detalhe são as mulheres, não é mesmo? Pelo menos na maioria das vezes. Aqui em casa meu esposo é mais organizado do que eu. Ele não pode ver um objeto fora do lugar que vai lá e ajeita.

mente-cansada

Um ambiente organizado e limpo é primordial para um trabalho/estudo mais concentrado. Deixe cada material no seu devido lugar, assim quando você precisar já sabe onde achar. Você não perde tempo e não tem perigo de perder seu material.

Dica 7 – Faça um programa diferente

Sempre que estiver com a mente cansada, não force ou será pior. Ouça uma música que goste e te tranquilize. Converse com alguém sobre algum assunto totalmente diferente de trabalho e estudo.

mente-cansada

Eu gosto muito de assistir a programas de comédia, assim, tanto alivio a mente como também dar tempo de rir muito. Não é o dia todo assistindo tá? É de uns 30 minutos a 1 hora.

Dica 8 – Faça menos tarefas durante o dia

Essa dica é muito valiosa! Menos tarefa, menos informações, menos mente cansada. Aconselha-se escolher de duas a três tarefas para fazer em um dia. Depois focar bem na realização dessas. Com certeza terá resultados mais satisfatórios.

Quanto mais ocupar sua mente com informações que não convém, mais você terá no que pensar e mais cansativo será. Mais difícil será vencer a mente cansada.

mente-cansada

Realmente são dicas simples, porém, valiosas. Escolha o que der para fazer nesses momentos e espero que te ajude.

O que achou do artigo? Se tiver algo a acrescentar deixe aqui nos comentários, será muito bem vindo!

Um grande abraço,

Rosana Martins  😀 .

 

Avalie

Aqui é Rosana MartinsTrabalho em Casa Online e Quero Te Entregar um Presente Digital!

Rosana Martins

Rosana Martins

Sou Rosana Martins, tudo bem? Sei que a vida é curta por isso decidi colocar família em primeiro lugar, ter mais qualidade de vida e trabalhar em casa online! Também quero te ajudar! A vida faz mais sentido quando corremos atrás dos nossos SONHOS!

Website: http://sonhossemfim.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *