Como Usar Hashtag Em Cada Rede Social

Imagina se o Twitter não tivesse começado essa onda de usar hashtags. Será que o uso delas estaria crescendo, como hoje, nas redes sociais? É uma boa pergunta para se pensar. Mas me diz: Você sabe como usar as hashtags em cada rede social?

Elas têm um papel importantíssimo de servir como etiquetas para encontrar mais facilmente conteúdos que foram compartilhados.

Cada rede social funciona de maneira diferente. As pessoas se comportam de certa forma em cada uma delas. Interessante, não acha?

É como se fosse uma família dentro de uma casa com a sua cultura local.

Se você usa as redes sociais para divulgar o seu negócio (o que recomendo), é muito importante que você saiba como os usuários se comportam. Por exemplo:

Se você usa o Facebook, veja como as pessoas se portam lá. No Instagram da mesma forma.

Artigo recomendado: Redes Sociais Para Negócios – O Que Postar?

É importante você primeiro saber o que são hashtags (etiquetas) e para que usá-las. No artigo abaixo te faço 5 perguntas para você se fazer antes de usar hashtags.

5 Perguntas Que Você Deveria Fazer Antes de Usar Hashtags

Saiba agora quais as redes sociais que usam hashtags e como usá-las em cada uma.

Como usar hashtag no Facebook

Embora o Facebook tenha aderido o uso das hashtags, seu uso ainda não é tão comum assim. Em alguns locais (plataformas pesquisadas) até afirmam que o uso delas não é aconselhável.

Em alguns países, o Facebook não lista as hashtags mais empregadas. Por isso não se consegue saber quais foram os tópicos mais falados.

A sua publicação que contém a hashtag tem que estar pública. Caso contrário não aparecerá nas pesquisas.

Como pesquisar por resultados usando uma determinada hashtag no Facebook?

Simples. Depois que você publica uma atualização do seu perfil, a hashtag da sua postagem vira um link para que possa ser clicável e encontrado nas buscas.

Dessa forma você pode ficar sabendo o que as pessoas estão falando sobre aquela determinada hashtag.

As hahstags no Facebook têm mais opções de visualizações para os resultados de busca por hashtag.

Nessas opções você pode procurar por categorias, tais como: Tudo, Publicações, Pessoas, Fotos, Vídeos, Loja, Páginas, Locais, Grupos, Aplicativos e Eventos.

hashtag-redes-sociais

O legal é que os resultados encontrados em todas as categorias estão relacionados à hashtag que você pesquisou.

No Facebook, quanto menos hashtags maior é o engajamento.

Como usar hashtag no Twitter

Sua conta no Twitter deve ser pública também para que a publicação da hashtag seja válida. Caso contrário, as pessoas não conseguirão ver seu tweet ao pesquisar pela hashtag.

Recomenda-se usar poucas hashtags no Twitter. Quanto menos usar mais interação pode haver.

Quantidades de retweets, cliques, respostas, são sinônimos de interação nessa rede social. Lembrando que tem que usar as hashtags certas para aumentar visibilidade e número de seguidores.

Use no máximo 3 hashtags no Twitter. Não mais que isso.

Uma opção é você pesquisar antes de usar qualquer hashtag no Twitter e também nas outras redes sócias, para que não seja utilizada sem nenhum propósito.

Como usar hashtags em conversas no Twitter

A hashtag aqui permite que usuários estejam em um mesmo espaço e horário para falar sobre um determinado assunto.

Se você não puder entrar nessas conversas, mesmo assim você pode usar como estratégias para o seu negócio.

Como?

Procure a hashtag usada na conversa para ver os tweets de outras pessoas. Ao postar, não se esqueça de incluir a hashtag.

Outra forma de usar essas danadinhas é nas tendências de temas atuais. As tendências estão relacionadas com o número de tweets disparados em um curto período de tempo.

Qual a quantidade de tweets que é preciso usar para conseguir que um tema vire tendência?

Depende da dinâmica do Twitter, assim como da concorrência.

Atenção: O Twitter possui regras sobre o uso de hashtags tendências. E se você não cumpri-las pode até chegar a perder a sua conta.

Não adicione hashtags em tweets alheios, isso é considerado como spam. E quem faz spam não faz sucesso, pois logo se percebe que a pessoa que postou é um mal intencionado (a).

Depois de publicar uma hashtag na sua postagem (tweet) você tem que acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre a sua “etiqueta”.

Como fazer isso?

No campo superior direito da tela, onde tem uma “lupa”, você pode fazer uma busca pela hashtag (escrita da forma correta) sem o sinal de cerquilha (símbolo de jogo da velha).

Além disso, você pode limitar ainda mais a sua procura, por data, localização, etc.

Assim como no Facebook, o Twitter possui categorias nos resultados de pesquisa, como: Em Destaque, Últimas, Pessoas, Fotos, Vídeos, Notícias e Transmissões.

hashtag-redes-sociais

Como usar hashtag no Instagram

Quando iniciei meu trabalho em casa pensava que as hashtags tinham sido originadas do Instagram. Mal conhecia o Twitter.

Para incluir uma hashtag no Instagram também é preciso que a sua conta seja pública. Enquanto que no Twitter as hashtags tendem a ser mais relacionadas a temas atuais, no Instagram elas são mais gerais referindo-se apenas a imagem (publicação) postada.

Um dos grandes erros cometidos por alguns negócios é não usar hashtags de localização. Se você trabalha com loja virtual, negócios 100% físicos é importante usar hashtag do seu local para atrair seguidores que moram perto de você.

Exemplos: #festadecasamento, #aniversário, #FestasEmSãoPaulo, etc.

Não exagere nas hashtags do Instagram também. Não é nada eficiente e muitas vezes pode até ser considerado como spam.

Não use a legenda do seu post para colocar suas hashtags. Crie um primeiro comentário para colocá-las de uma só vez.

Como estratégia, use hashtags mais específicas para aumentar sua visibilidade. Não tenha medo de criar novas hashtags (com o nome da sua marca, por exemplo), faça testes e analise os resultados obtidos.

Como usar hashstags nos Stories do Instagram

Para adicionar uma hashtag nos seus Stories do Instagram é necessário utilizar o sticker da ferramenta que é dedicado a esse fim.

Ao colocar o “#” na frente de uma palavra-chave ela se torna clicável, podendo ser achada por pessoas com o mesmo interesse.

hashtag-stories-instagram

Importante: Atualize-se nas hashtags mais utilizadas no momento. Observe o que seus seguidores estão seguindo e o que chama a atenção deles. Faça testes, veja as que mais tiveram interação e a vinda de novos seguidores.

Você sabia? Eu não… até escrever esse artigo.

No Instagram, as postagens com 11 hashtags, em média, tiveram maior engajamento.

Como usar hashtag no Google Plus

Quando você pesquisa por uma hashtag dentro dessa rede social, ele vai até os auto-selecionadores rede hashtags e trending topics e retorna tudo junto com a hashtag que você colocou.

Não existe nenhuma forma de buscar apenas pela hashtag que você quer. Convém saber a relevância das atualidades e temas do momento.

Também não existe nenhum controle sobre a relevância das buscas realizadas.

Vantagem: Você pode tirar proveito de interesses em comum entre pessoas. O Google Plus tem um algoritmo que atualiza termos da sua busca, mesmo que sejam de pessoas que não estejam no seu círculo.

Pesquise temas relacionados ao que as pessoas estão falando e que hashtags estão usando, em seguida, use isso em suas futuras publicações.

Para descobrir as hashtags de maior relevância, use a seção “Explore” e filtre as relacionadas. Como se fosse microhashtags.

Outra opção é usar a função auto-sugestão Google Plus. Coloque o símbolo de cerquilha, depois a palavra e aí você verá algumas hashtags como sugestões.

Como usar hashtag no LinkedIn

No LinkedIn, é mais parecido com as tags de sistemas de WordPress ou as fotos do flickr.

As hashtags são colocadas quando vamos finalizar a publicação. São adicionas separadas do conteúdo. Elas ficam “escondidas” e depois de publicado não podem ser alteradas e nem incluir novas hashtags.

A função dessa rede social é ajudar outros usuários encontrarem conteúdo parecido.

Passo a passo de como adicionar hashtags no linkedIn:

1 Inclua o símbolo de hashtag “#” antes da palavra ou frase

2 Elimine espaços e pontuação

3 Após a publicação não podem ser editadas nem adicionadas novas hashtags

4 Faça buscas no LinkedIn usando hashtags: #OutofOffice

5 Seu perfil precisa ser público e visível para que todos possam encontrar seu conteúdo através das hashtags

OBS: Não há nenhum limite ao número de hashtags que podem ser adicionadas no LinkedIn.

Hashtags podem seu usadas para falar sobre: feriados, celebrações, cultura, lazer, eventos, interesses comuns, etc.

Já se sabe que outras plataformas (incluindo outras redes sociais) aceitam o uso das hashtags, tais são: Google, Tumblr, Pinterest e YouTube.

As citadas nesse artigo são as mais utilizadas no momento.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo e/ou compartilha essas informações com outras pessoas.

Um grande abraço,

Rosana Martins 😆 .

 

 

Deixe seu comentário!

Me chamo Rosana Martins e Trabalho em Casa Online. Quero Te Entregar um Presente Digital!

Rosana Martins

Rosana Martins

Sou Rosana Martins, tudo bem?
Sei que a vida é curta por isso decidi colocar família em primeiro lugar, ter mais qualidade de vida e trabalhar em casa online! Também quero te ajudar!
A vida faz mais sentido quando corremos atrás dos nossos SONHOS!

Website: http://sonhossemfim.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *