Como aumentar a produtividade – Técnica do Pomodoro

Você tem dificuldades para aumentar a sua produtividade no trabalho e nos estudos? Então não deixe de ler esse artigo até o final que vou te contar uma técnica simples e interessante que vai aumentar a produtividade que tanto deseja.

O que é Produtividade

A produtividade está relacionada à eficiência de uma determinada atividade em curto espaço de tempo. Quanto menos tempo realizar com eficiência seu trabalho maior será a produtividade.

Fiz um vídeo falando sobre a Técnica do Pomodoro e quero compartilhar com você. Espero que goste e te ajude!  😉

Hoje está cada vez mais difícil ter produtividade ao saber que existe a internet não é mesmo? Principalmente internet no celular. Gostamos de colocar culpa em tudo menos confessar que a culpa, na verdade, é nossa.

Como aumentar a produtividade

Quem nunca deixou de fazer o que tinha que fazer para ficar no Facebook?  Rsrs… Você deve estar rindo agora lembrando que já fez isso. Se nunca fez meus parabéns, porque eu já fiz, mas hoje tenho horários para entrar nas redes sociais, apesar de trabalhar em casa pela internet.

Dicas

Se você está perdendo tempo com tarefas irrelevantes e quer usar a tecnologia a seu favor saiba que existem sites para monitorar suas atividades. Como exemplo temos o Time Tracker, que é um plugin do Chrome que mostra o tempo que você ficou no Facebook (por exemplo).

Se preferir que o seu celular monitore suas tarefas você pode usar o aplicativo TimeLogger. Ele mostra, por exemplo, quanto tempo você gastou nas redes sociais.

Sabia que a ciência descobriu alguns truques para aumentar a produtividade?

Eu não sabia. Achei muito interessante e quero compartilhar com você.

Primeiro, ser produtivo não é fazer milhares de tarefas em pouco tempo. Muita gente acha que ser produtivo é trabalhar a toda hora, o tempo todo, mas isso não é verdade. Temos que ter tempo para tudo: descansar, ler, comer, conversar com os amigos, caminhar, fazer atividade física, etc.

Segundo é ter plantas no seu local de trabalho. Um estudo da Universidade de Queensland descobriu que plantas no local de trabalho podem aumentar a produtividade em 15%. Fiquei pasma quando soube, mas não explicaram os detalhes.

Terceiro é fazer pausas de 90 minutos. Em estudos, a cada 90 minutos de trabalho você precisa fazer pausas de 20 minutos. Com isso aumenta-se o foco, a atenção e a energia.

Quarto é ver imagens bonitas. Descobriram que ver imagens fofas de bebês e animais ajuda a ser mais produtivo, pois a pessoa tende a ser mais atenciosa aos detalhes do seu trabalho.

Quinto é ouvir suas músicas preferidas, pois sons fazem liberar dopamina (hormônio do prazer) e a pessoa tem a tendência de fazer suas tarefas mais rapidamente, assim como obter melhores ideias.

Sexto é cochilar à tarde. Comprovou-se que cochilos de 20 a 30 minutos durante a tarde é uma boa maneira de voltar ao trabalho.

Sétimo é trabalhar em casa. Compararam pessoas trabalhando em casa com outras que seguiam a rotina normal em um emprego fixo.

Muitas pessoas pensariam que trabalhar na rotina normal de um emprego haveria uma maior produtividade, já que em casa as distrações são maiores. Mas foi justamente o contrário.

Após alguns meses, descobriram que houve um aumento da produtividade em 12% para as pessoas que trabalharam em casa. Eu acredito que depende de pessoa para pessoa. Tem gente que tem uma casa agitada, com gente transitando e interrompendo direto e dessa forma não consegue produzir como deveria.

como aumentar a produtividade trabalhando em casa

Outras conseguem ter boa produtividade porque sua casa é um ambiente mais tranquilo e não existem colegas para distrair.

Oitavo é fazer exercício físico cedo pela manhã. Isso ajuda a baixar a pressão arterial e a ter uma boa noite de sono. Tudo isso contribui para ter uma maior produtividade.

Nono é fazer uma coisa de cada vez. Nosso cérebro não cosegue se concentrar em mais de uma atividade na mesma hora.

Décimo é comer alimentos saudáveis, ou seja, deixe de lado doces e alimentos com muito açúcar. Além de não contribuir para uma boa produtividade fazem mal a saúde.

Décimo primeiro é interagir nas redes sociais. Sim, é verdade! Fazer intervalos para acessar as redes sociais contribui para elevar a produtividade.

Técnica do Pomodoro na prática

A Técnica do Pomodoro tem tudo a ver com esse último truque citado. Você sabe o que significa pomodoro?

Bom, quer dizer “tomate” em italiano. E o que tem a ver Rosana?

Esse nome foi em homenagem ao italiano Francesco Cirillo que usou um cronômetro em formato de tomate para administrar o tempo.

A ideia dessa técnica é fazer quatro jornadas de trabalho de 25 minutos seguidos com 5 minutos de intervalo entre elas. Ao final das quatro jornadas de trabalho você pode fazer um intervalo maior de 30 minutos.

Vou dar um exemplo para você entender melhor.

Eu começo a trabalhar em casa às 13h30min. Das 13h30min às 13h55min (25min) eu inicio uma determinada atividade. Das 13h55min às 14h eu dou um intervalo de 5min. Terminei minha primeira jornada de trabalho.

Das 14h às 14h25min (25min) eu continuo trabalhando. Das 14h25min às 14h30min eu dou mais um intervalo de 5min. Terminei minha segunda jornada de trabalho.

Das 14h30min às 14h55min (25min) eu continuo trabalhando. Das 14h55min às 15h eu dou mais um intervalo de 5min. Terminei minha terceira jornada de trabalho.

Das 15h às 15h25min (25min) eu retorno a minha atividade. Terminei minha quarta jornada de trabalho. Agora posso fazer um intervalo maior de 30 minutos. Não é legal?

Essa técnica não é bobagem como muitos pensam, porém, garanto como aumenta a produtividade. Eu faço e outras pessoas também.

Dessa forma o cérebro e o corpo tendem a descansar e a pessoa sabe que terá um tempinho para acessar suas redes sociais. Dar aquela espiadinha básica!

Faça ela, mas não tenha distrações. A mesma deve ser feita sem nenhuma interrupção, a não ser que aconteça algo urgente a ponto de você pará-la.

Se alguém te chamar ou te ligar pare e comece do início. Você também pode aumentar o tempo de trabalho (por exemplo, de 50min) e fazer intervalos de 10min, caso a tarefa seja muito cansativa.

O que você viu nesse artigo

1 O que é produtividade

2 Onze truques para aumentar a produtividade

3 A técnica do Pomodoro na prática

O que achou do artigo? Se tiver algo a acrescentar deixe nos comentários, será muito bem vindo!

Um grande abraço,

Rosana Martins 😀 .

Avalie

Aqui é Rosana MartinsTrabalho em Casa Online e Quero Te Entregar um Presente Digital!

Rosana Martins

Rosana Martins

Sou Rosana Martins, tudo bem? Sei que a vida é curta por isso decidi colocar família em primeiro lugar, ter mais qualidade de vida e trabalhar em casa online! Também quero te ajudar! A vida faz mais sentido quando corremos atrás dos nossos SONHOS!

Website: http://sonhossemfim.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *