9 Dicas Para Escrever um Bom Conteúdo

Um bom conteúdo escrito é o resultado de pontos fundamentais que devem ser realizados. Devemos ter alguns cuidados ao escrever, pois um texto mal feito pode afastar qualquer leitor. Veja aqui 9 dicas para escrever um bom conteúdo. 

1 Conhecer o público-alvo

Primeiro de tudo você tem que saber para quem vai escrever, caso contrário, o objetivo não será realizado.

Rosana, e como eu sei qual o meu público-alvo?

Pelo produto que você oferece. Ele vai solucionar o problema de qual público, quais pessoas? O que essas pessoas fazem? Quais as dores e desejos delas? Acima de tudo você tem que entendê-las para saber que tipo de conteúdo vai escrever.

É essencial demonstrar paixão pelo assunto ao seu público-alvo.

2 Não exagerar nas  palavras

Ser educado e gerar confiança fará você ganhar mais credibilidade. Ao escrever seja mais animado e não formalize demais, use uma linguagem simples.

Entenda o que quero dizer! Não escreva como se estivesse escrevendo para o príncipe da Inglaterra, mas de vez em quando coloque animação nas palavras. As pessoas não gostam de ler textos muito formais.

Escreva como se estivesse falando somente para uma pessoa, conte para o leitor o que quer dizer com entusiasmo.

3 Uma ideia por vez

Evite escrever seu conteúdo com frases muito longas. Uma ideia por frase é o grande segredo, assim como expressá-la de forma breve. São mais fáceis de compreender.

Você não quer cansar seu leitor colocando mais de vinte palavras em uma única frase não é?

Formule cada parágrafo com no máximo três linhas. Use textos curtos e coloque o mais importante no início, pois a leitura na internet é mais lenta e o conteúdo deve ser menor.

4 Não copie

Faça um resumo da pesquisa sobre o assunto que você irá publicar, nunca copie.

Eu faço dessa forma: pesquiso sobre o meu tema em sites de confiança, faço um rascunho no word e vou resumindo sobre o que pesquisei. Depois vou melhorando a escrita!

Peça que alguém leia, os erros muitas vezes não são vistos por quem escreveu. O Google não gosta de conteúdos imitados, o que pode prejudicar o seu trabalho.

5 Seja criativo

Procure escrever sobre assuntos da atualidade, pois as pessoas são curiosas e com certeza isso vai ajudar na divulgação do seu trabalho.

CONTAR HISTÓRIAS é uma boa. Por serem interessantes, é mais fácil de ficar gravado na memória e de ser lembrado.

6 Ensine o que faz e como faz

As pessoas adoram ser ajudadas e sempre tem alguém que está interessado em aprender algo. Escrever sobre o que gosta de fazer demonstrando um passo a passo é um dos tipos de texto que mais atrai.

À medida que for ganhando autoridade melhor será, pois seus leitores terão mais segurança no que você fala.

7 Imagens e vídeos ajudam muito

Quem nunca leu um post porque a imagem lhe chamou a atenção? Sabia que 90% de toda a informação transmitida pelo cérebro é imagem?

A imagem atinge aonde a palavra não chega. Influencia, atrai olhares quando bem elaborada, por isso, capriche nas imagens!

Eu confesso que não dava importância para vídeos, mas depois que vi todos que trabalham com marketing digital falarem que gravar vídeo é essencial, então “dei minha cara pra bater”.

Ao colocar um vídeo no YouTube, por exemplo, além das pessoas poderem assistir seu vídeo por várias plataformas (smartTV, computador, smartphone, etc), o mesmo fica automaticamente disponível no site por muito tempo.

8 Cuidado com a escrita

Quando eu frequentava a universidade, tinha uma colega que escrevia muito mal. Fazíamos muitos trabalhos juntas, dividíamos o que cada uma ia escrever e depois juntávamos.

Na primeira vez que li o que ela escreveu me assustei, pensei:

Poxa, uma menina no ensino superior escrevendo mal desse jeito?

Talvez fosse pela falta de prática, desinteresse, sei lá, mas é muito triste uma pessoa que comete vários erros da língua portuguesa. Uns errinhos aqui e ali até que vai mas em todas as linhas…

Um texto bem escrito deixa o leitor compreendido. Ele voltará e ler mais do seu conteúdo.

A gramática e a ortografia contribuem para que um texto seja de qualidade. Ninguém gosta de ler algo que contém erros, fica incompreensível!

Se tiver dificuldades, pratique!

9 Positividade sempre

Já conviveu com alguém que só fala de coisas negativas? Eu já! Me sinto tão ruim gente, dá logo vontade de sair de perto.

As pessoas estão procurando ler algo que se sintam bem e não que as deixe para baixo.

O ser humano tende a ser negativo muitas vezes, é normal, mas evite fazer isso. Não é profissional! Como é que você irá ajudar as pessoas a resolverem seu problema sendo negativo?

Aqui vão algumas dicas:

1 Se aceite (admita que é negativo e que quer mudar);

2 Pratique gratidão (te ajudará a sentir-se mais positivo e melhora relacionamentos);

3 Seja otimista (otimismo é uma forma de esclarecer o mundo, não diga que é inútil em não saber fazer algo);

4 Reformule experiências negativas (não reaja com negatividade aquilo que não deu certo, olhe sempre pelo lado bom, que pode ser solucionado);

5 Cuide do seu corpo (mantenha postura ereta, olhe para a frente, sorria, pratique exercício físico).

Se gostou compartilha, qualquer dúvida estou aqui!

Um grande abraço,

Rosana Martins 😀 .

 

9 Dicas Para Escrever um Bom Conteúdo
Avalie

Deixe seu comentário!

Me chamo Rosana Martins e Trabalho em Casa Online. Quero Te Entregar um Presente Digital!

Rosana Martins

Rosana Martins

Sou Rosana Martins, tudo bem? Sei que a vida é curta por isso decidi colocar família em primeiro lugar, ter mais qualidade de vida e trabalhar em casa online! Também quero te ajudar! A vida faz mais sentido quando corremos atrás dos nossos SONHOS!

Website: http://sonhossemfim.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *